terça-feira, 18 de outubro de 2011

SIMPLESMENTE LILI

Simplesmente Lili
Dona Lili nasceu em 17 de março de 1931, na cidade
de Soledad, no Rio Grande do Sul.
Da menina que compartilhou a infância com 8 irmãos, entre carroças, acampamentos e viagens, até a mulher madura, confiante e feliz que hoje compõe a imagem de dona Lili, há muitas histórias. Algumas delas foram contadas no livro "Simplesmente Lili". O livro, encomendado pela filha Elma Martins, foi uma homenagem da família pelo aniversário de 80 anos de dona Lili.

Histórias de superação
Tudo foi feito para surpreender dona Lili. Uma festa, com 200 convidados, foi organizada na cidade de Caçador, em Santa Catarina. Ela foi levada para lá acreditando que haveria uma comemoração simples de aniversário. Mas quando chegou...Haja coração!! O livro foi entregue durante a festa, com direito a autógrafos.

Para escrever "Simplesmente Lili" fiz uma entrevista sem que a dona da história percebesse. No salão da filha, Elma Martins, enquanto ela arrumava o cabelo, eu fazia a unha e puxava uma conversa aqui, outra ali. Deu certo.

Ela contou muitas histórias, se emocionou ao lembrar as dificuldades vencidas, e nem imaginou que a moça ao lado não era apenas uma cliente do salão e sim uma jornalista colhendo histórias doces e maduras. Depois, eu e minhas sócias, Adriana e Sonia, conversamos com filhos, noras e netos. Cada um  oferecendo, carinhosamente, um pedaço especial para o livro, com lembranças e fotos.
Texto vai, texto vem... fui descobrindo que cada filho, e são 12 no total, tinha uma versão diferente para as histórias vividas e para a definição de quem era dona Lili! Até que chegamos a um caminho, combinando as múltiplas "donas Lilis" numa só pessoa que, resumindo, podemos dizer que é uma mulher de fé, forte, vencedora, muito amada e, simplesmente, FELIZ!  
Lili: uma vencedora!









Nenhum comentário:

Postar um comentário